De 7 a 20 de fevereiro, produtores locais participaram de um curso sobre derivados do leite, organizado em parceria da Prefeitura de Carolina-MA, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar, com o Sindicato Rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR. A capacitação, realizada no Clube de Mães de Carolina, objetiva melhorar e expandir a produção de laticínios na região.
“É capacitar o produtor para que ele tenha uma fonte de renda. No caso dos produtos lácteos, é para agregar valor à matéria prima que ele já produz. O alvo do curso eram os produtores rurais assistidos pelo programa de assistência técnica do SENAR”, explicou a instrutora Herlane Santos.
No curso, os produtores aprenderam a produzir queijos, iogurte, doces, pães, achocolatados e deliciosas compotas, agregando mais valor aos produtos e fortalecendo o setor. “É uma forma de adquirir conhecimento e uma forma de aproveitar o leite que a gente tem na região”, observou a participante Rosa Carvalho.
O curso contou com 14 participantes e, ao final, teve a presença do prefeito de Carolina, Jayme Fonseca, dos secretários de Desenvolvimento Social, Agricultura Familiar e Meio Ambiente, além de representantes do Sindicato Rural. “O curso é em relação à qualidade e a produção que a gente quer ver se consegue elevar significativamente a produtividade aqui em Carolina”, disse Reginaldo Dias, presidente Sindicato Rural.
A parceria que permitiu a realização do curso visa valorizar a mão de obra local e proporcionar com o aprendizado a possibilidade de um futuro negócio rentável e lucrativo. “Parceria importante. Com o apoio do nosso prefeito Jayme Fonseca, a Secretaria de Agricultura tem prestado essa assistência”, lembrou o secretário Ronaldo Silva.
O prefeito Jayme Fonseca sugeriu que o grupo participasse de uma oração para abençoar o projeto, que para ele é uma demonstração da força da união. “Sindicato dos Trabalhadores, Sindicato dos Produtores Rurais e a Secretaria de Agricultura de Carolina, junto com o SENAR, estão fazendo um grande trabalho de aprendizado. Estão de parabéns todos e outros cursos profissionalizantes virão. É um grande recomeço para a nossa amada Carolina”.