Um perfil no Instagram está anunciando nesta quinta-feira, 22, que ‘está quase esgotado, com 99% dos ingressos vendidos’ o primeiro lote de entradas para o ‘Babaçulândia Rodeio Show’, evento que inicia no dia 30 de maio e é bancado com recursos públicos da Prefeitura de Babaçulândia-TO sendo, inclusive, divulgado pelo próprio prefeito Ismael Brito como ‘confirmado’ e com ‘entrada gratuita todos os dias’ em suas redes sociais e nas da Prefeitura Municipal.
A denúncia já chegou ao conhecimento do Ministério Público do Tocantins, MPTO, que, imediatamente, instaurou procedimento para investigar o caso. “Peço que verifiquem junto ao poder público municipal a relação de uma página do Instagram com a organização do BABAÇULÂNDIA RODEIO SHOW, promovido pela Prefeitura de Babaçulândia com recursos de emendas de deputados. Nesta página estão vendendo ingressos para camarotes para o evento que é totalmente GRATUITO”, enfatiza o registro no Ministério Público, que anexa à denúncia uma série de prints do perfil no Instagram.
Além da inexplicável cobrança de ingressos para um show gratuito bancado com o dinheiro dos cofres públicos da Prefeitura de Babaçulândia, o prefeito Ismael vai ter muita dificuldade para explicar como procedeu para realizar legalmente os procedimentos da contratação dos necessários serviços e para os pagamentos dos caches de artistas, bandas, segurança, alimentação, transporte e outros despesas necessárias à realização de um evento deste porte, algo que deve alcançar uma cifra, no mínimo, milionária.
É que, até o momento, nenhuma contratação relativa ou que faça menção ou referência ao tal de ‘Babaçulândia Rodeio Show’, que é dado como de ‘tudo pronto’, ‘confirmado’ está registrada no Portal da Transparência nem sequer no sistema do Tribunal de Contas. E ‘nada de palco improvisado: aqui o espetáculo começa na limpeza! Antes do som, da poeira e da emoção do rodeio, tem gente suando a camisa pra deixar tudo pronto. Roçagem, poda, trator na areia — a orla tá virando cenário de respeito. É o começo de um evento que promete marcar Babaçulândia no calendário dos grandes’, anuncia uma publicação no Instagram da Prefeitura de Babaçulândia.
Ao que tudo indica, o prefeito Ismael pode ter tratado ‘no fio do bigode’ todos os necessários procedimentos legais exigidos para gastar 1 centavo que seja do dinheiro público. Como vai explicar tudo isto ao Ministério Público que, aliás, já está investigando o caso, e aos demais órgãos fiscalizadores são respostas que só o tempo terá, se houver tempo. Ou respostas.