Por unanimidade dos votos dos vereadores, a Câmara de Carolina-MA aprovou na sessão desta segunda-feira, 26, projeto de Decreto Legislativo que concede o título de Cidadão Carolinense ao ex-senador Francisco Escórcio, mais conhecido como Chiquinho Escórcio, em reconhecimento a suas contribuições à sociedade local e ao município.
A proposta é de autoria do presidente da Casa, vereador Doutor Rubens, que destacou a importância de valorizar pessoas simples e que contribuem com o desenvolvimento de Carolina. A homenagem será oficializada em sessão solene a ser marcada posteriormente.
Chiquinho Escórcio é empresário e um dos mais expressivos políticos de sua geração no Maranhão e no Brasil. Nascido em São Luís no dia 18 de julho 1949, de família pobre, trabalhou desde a infância e até como vendedor de tábua de pirulito. Tempos depois, mudou para a capital federal, Brasília-DF. Lá, formou-se técnico em Edificações no Colégio Industrial Setor Leste e depois em Matemática e em Administração de Empresas, no UNICEUB, Centro Universitário de Brasília.
Chiquinho Escórcio tem longa, importante e destacada atuação na vida pública. No Congresso Nacional, foi deputado federal pelo Maranhão em duas legislaturas, 2003-2006 e 2011-2014. No Senado Federal, foi senador da República pelo Maranhão na legislatura 1995-2002.
Ao longo da sua vida pública, entre vários outros cargos, Chiquinho Escórcio foi assessor especial e secretário-Executivo do Ministério da Integração Regional, secretário da Representação do Maranhão em Brasília e assessor especial da Presidência da República nos governos dos presidentes Sarney, Lula, Dilma e Michel Temer.
Na Região Tocantina, Chiquinho Escórcio lutou e obteve a reforma e ampliação dos postos de atendimento do INSS de Estreito, Itinga, Amarante e Imperatriz, onde também é responsável por conseguir os recursos para a reforma e ampliação do aeroporto que é essencial para toda comunidade tocantinense.
Chiquinho Escórcio foi o responsável por conseguir, junto ao Ministério da Saúde, a realização do primeiro transplante de rins em Imperatriz, onde ainda obteve o credenciamento junto ao SUS do hospital Oncoradium, especializado no tratamento ao câncer.
Em Carolina, ainda como secretário-executivo do Ministério da Integração Regional, Francisco Escórcio foi o responsável por conseguir a destinação de recursos para a unidade escolar Dirceu Arraes, no bairro Brejinho